Marlene

Gratidão é o que sinto neste momento. Este retiro fez-me libertar de algumas amarras que ainda me prendiam ao meu passado. Está a ser uma experiência enriquecedora, uma alegria e felicidade poder fazê-lo. Mostraram-me o quanto eu sou forte, o quanto eu posso confiar no outro, o quanto eu me amo (e que eu não estava a visualizar). Confesso que o Yoga do Riso de início foi desafiante, foi intimidante, mas muito libertador. Adorei, estou a adorar e vou com certeza voltar.

Anónimo

Para mim é muito difícil exprimir em palavras o que vivi neste fim-de-semana. Foi um turbilhão de emoções, por um lado e de muita paz, por outro. As pessoas, o grupo, as facilitadoras são incansaveis na forma como nos tratam, com um carinho e ternura contagiante. Adorei o equilíbrio do programa. A espiritualidade de lado e a Psicologia/ciência por outro, uma grande complementariedade que torna o retiro bastante completo. A nível pessoal lancei-me ao desafio de me deixar levar onde residiam mais resistências - do lado do conhecimento cientifico. E foi a aplicação destas técnicas, sobretudo o Yoga do Riso, que mais desafios me trouxe, lutas interiores, resistências, preconceitos e ao mesmo tempo me apontou com mais claridade os desafios que tenho que frente e os caminhos que tenho de seguir para meu crescimento pessoal. Uma profunda gratidão é o que sinto pela forma como me trataram. Gratidão por tudo!

Ana

Meninas... desde já vos agradeço por estes dias. Sei que ainda não terminou e (por outro lado) não irá terminar, pois é uma continuação, um processo em constante transformação. É muito bom poder estar em coração em contacto comigo própria, descobrindo mais e mais quem eu sou, ir mais além desafiando algumas barreiras, e poder dar-lhe outro significado. Tenho tido a possibilidade de "trabalhar" algumas coisas de forma a melhorar o meu ser. Agradeço a mim própria por me disponibilizar a esta mudança e agradeço a vocês as duas pela ajuda única e especial em todo este processo de transformação. O local que escolheram é também maravilhoso, as casas, o contacto com a natureza e as refeições, tudo muito bom e todo o grupo também! Bem haja por existirem e iluminarem a minha vida com a vossa luz e amor!

Alex

Pelas emoções que me fizeram sentir... uma inéditas: pedir perdão à "pequena" de mim foi um milagre... e ela dizer-me que fizemos o melhor que sabíamos fazer... foi "redentor"... perdoarmo-nos e prometer cuidar melhor dela... não sei o que é ser mãe, mas foi um instinto de tremenda proteção que senti... imaginei-nos às duas de mãos dadas... junto ao mar... e senti que afinal não estou só... temo-nos às duas numa só... vocês, cada uma à sua maneira, são mágicas, uma benção na minha vida!!! Que prazer termo-nos cruzado todos!!! "Sei que o melhor está para vir"! Bem hajam.

Anónimo

A palavra que definiu este retiro para mim foi "BRUTAL". Levou-me sem eu esperar a perceber que o que mais quero na minha vida e que talvez tenho fechado portas, sem querer ouvir-me. Sou uma pessoa menos emotiva, mas consegui arrancar-me lágrimas de felicidade e uma grande harmonia e paz de espírito em que me sinto bem comigo mesmo. ADOREI

Liliana

Eu, a pessoa mais importante do universo que andou perdida durante muito tempo finalmente a cada dia que passa me encontro mais comigo própria, todos os dias me amo, me valorizo, me admiro entre muitas outros sentimentos, cada vez mais. Este retiro fez-me refletir muito sobre as minhas "dúvidas" diárias, fez-me chegar a caminhos que quero certamente percorrer e irei percorrer. Liberdade. Libertação. Foram as palavras que mais me surgiram ao longo do retiro, até mesmo antes de cá chegar. Adorei o Riso, o Yoga do Riso, já nem me lembrava do meu riso vindo do coração. Grata Liliana Patrício por isto, por esta sensação, tens um riso contagiante, muito obrigada. Haveremos de nos conhecer melhor. Rita a ti, agradeço-te muito pela melhor energia que me transmitiste, pelo teu positivismo, por me ensinares a ver as pequenas coisas de uma forma tão positiva. O grupo foi 4 estrelas ao inicio e há sempre um menos à vontade, mas certamente terminamos com um grupo 5 estrelas. Até ao Retiro de Primavera. Grata por tudo.

Anónimo

Balanço do retiro! Balanço positivo. Positivo porquê? Por dois seres maravilhosos, como a Rita e a Liliana! Que se disponibilizaram para encontrar o caminho, a resposta, amor e acima de tudo o perdão!!! Levo daqui uma grande lição, essa de não ter medo de estar comigo próprio, de me amar com defeitos ou não, de me perdoar e desculpar! Os exercicíos foram maravilhosos, o grupo, estou muito grata a todos vós. Sei que vou ter muito trabalhinho, mas daqui a um ano estarei com outra postura!!!.... Muito, muito obrigada. Um bem haja.

Rute

Reduzir a escrito toas as emoções vivenciadas neste fim de semana é uma tarefa que cedo sei que será incompleta, atento o amor de cores que entrou na minha alma. Assim, opto por substituir tudo a uma frase vi-me, vejo-me e gosto. Gosto tanto que chega a doer. Como é possível ter estado tanto tempo sem me ver? Obrigada. Bem hajam.

Se este fim de semana tivesse uma banda sonora seria Xutos e Pontapés "Eu cá sou bom, sou muito bom".

* Todas as imagens são meramente ilustrativas, não tendo qualquer ligação à imagem real dos participantes que voluntariamente nos disponibilizaram os seus testemunhos pessoais.